segunda-feira, 16 de julho de 2018

#FicaEspanhol está na mídia


Caxias aprovação moção de apoio à PEC 270




(Original disponível aqui.)

Vereadores de Caxias apoiam o ensino de espanhol no RS



Legislativo caxiense apoia

obrigatoriedade da oferta

de língua espanhola

nas escolas estaduais


Uma moção sobre o tema foi aprovada

na plenária desta quinta-feira (12/07)


Os parlamentares de Caxias do Sul demonstraram apoio à obrigatoriedade da oferta de língua espanhola nas escolas de ensinos Fundamental e Médio do Estado, tendo a matrícula facultativa por parte dos alunos. Uma moção solidária à Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 270/2018, que trata do assunto, foi aprovada de forma unânime durante a sessão ordinária desta quinta-feira (12/07).
Assinam a moção nº 14/2018 os parlamentares Paulo Périco/MDB, Alceu Thomé/PTB, Kiko Girardi/PSD, Edson da Rosa/MDB, Felipe Gremelmaier/MDB, Gustavo Toigo/PDT, Rafael Bueno/PDT e Ricardo Daneluz/PDT. Diante da aprovação, cópia do documento será remetida à presidência da Assembleia Legislativa e aos deputados integrantes da Comissão de Constituição e Justiça, onde tramita a PEC, que é de autoria da deputada Juliana Brizola/PDT.
Os autores explicam na moção que a PEC foi sugerida por professores da área de Espanhol da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e de outras instituições por meio de uma mobilização que se iniciou em meados de 2017, com a revogação da Lei nº 11.161/2005, a qual previa a oferta obrigatória de língua espanhola nas escolas de todo país com matrícula facultativa dos estudantes.
“O plurilinguismo e multiculturalismo do Rio Grande do Sul são elementos apontados pelos professores para defender o ensino do Espanhol na Educação Básica”, informam os vereadores.
Também descrevem na moção que a PEC considera as diferentes migrações acolhidas em solo gaúcho, a localização geográfica, os acordos internacionais, como o do Mercosul, e os demais interesses político-econômicos do Estado com os países vizinhos.
Ainda lembram que garantir a oferta de línguas estrangeiras revela conhecimento da realidade linguística plural e propicia vantagem sociocultural e profissional. “Reafirmamos a defesa da ampliação do sistema de ensino de forma cada vez mais inclusiva e plural, atenta às demandas da comunidade escolar, da forma mais democrática possível”, reforçam os autores.

DELIBERAÇÃO SOBRE A MOÇÃO nº 14/2018
Vereador - Partido - Voto
ADILÓ DIDOMENICO PTB Sim
ALBERTO MENEGUZZI PSB Presente
ALCEU THOMÉ PTB Sim
ARLINDO BANDEIRA PP Sim
CLAIR DE LIMA GIRARDI PSD Sim
DENISE DA SILVA PESSÔA PT Sim
EDI CARLOS PEREIRA DE SOUZA PSB Sim
EDSON DA ROSA MDB Sim
FELIPE GREMELMAIER MDB Sim
FLÁVIO GUIDO CASSINA PTB Sim
FRANCISCO ANTÔNIO GUERRA PRB Sim
GLADIS FRIZZO MDB Sim
GUSTAVO LUIS TOIGO PDT Sim
NERI ANDRADE PEREIRA JUNIOR SD Sim
PAULA IORIS PSDB Sim
PAULO FERNANDO PERICO MDB Sim
RAFAEL BUENO PDT Sim
RENATO DE OLIVEIRA NUNES PR Sim
RENATO JOSÉ FERREIRA DE OLIVEIRA PCdoB Sim
RICARDO DANELUZ PDT Sim
RODRIGO MOREIRA BELTRÃO PT Sim
VELOCINO JOÃO UEZ PDT Sim
WAGNER PETRINI PSB Sim

12/07/2018 - 15:36
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul
Editor(a) e Redator(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861 

(Extraído de http://www.camaracaxias.rs.gov.br/noticias/index/16276)

sexta-feira, 13 de julho de 2018

São Leopoldo se une à luta pelo espanhol


Assembleia Legislativa responde à moção de Quaraí


Entrevista na Rádio El Pueblo- Rio Branco – Uruguai

Na manhã desta quinta-feira (12/07/2018), a professora de espanhol Giane Santos e a acadêmica Carla Rolim, do Curso de Letras da Unimpampa- Jaguarão estiveram na Rádio del Pueblo, em Rio Branco- Uruguai, a convite das apresentadoras Fernanda Cassal e Fernanda Passos, para divulgar o movimento #ficaespanhol.

Na ocasião foi feito um recorte histórico do movimento de resistência dos professores de espanhol no Brasil aos acordos políticos que ameaçam o ensino de espanhol que vem desde 2009, e que depois da MP746/2016 que se concretizou na Lei 13.415/2017 o movimento se intensificou no Rio Grande do Sul, dando origem ao #FicaEspanhol, composto por professores de instituições federais, das redes pública e privada, além de pais e alunos de todos os níveis de ensino.

No município de Jaguarão o movimento #ficaespanhol recebeu apoio unânime da Câmara de vereadores através de uma moção de apoio à PEC/270 encaminhada à Assembleia Legislativa- RS e também através de um projeto de lei, que prevê a obrigatoriedade de oferta de ensino de espanhol no ensino fundamental.

Também foi feito um apelo à comunidade que apoiem o movimento através da página do Facebook e compartilhem as postagens, principalmente aquelas direcionadas aos deputados para que compareçam no dia 07/08/2018 para a aprovação da PEC/270 na Comissão de Constituição e Justiça.



sexta-feira, 29 de junho de 2018

Câmara de Novo Hamburgo aprova moção de apoio ao espanhol







Porto Alegre encaminha proposta de moção de apoio à PEC 270.



Vereadores de Sarandi aprovam moção de apoio ao espanhol





Vereadores de São Borja aprovam moção de apoio ao ensino do espanhol



Vereadores de Jacutinga apoiam o espanhol no RS



Canoas aprova moção de apoio ao ensino de espanhol




Conselho de Educação de São Borja defende o espanhol



Colégio Estadual São Borja defende ensino de espanhol


Vereadores de Jari aprovação proposta de moção


Colégio Estadual Getúlio Vargas apoia a PEC 270


Vereadores de Quaraí aprovam moção de apoio ao espanhol





Lavras do Sul propõe moção de apoio ao ensino de espanhol



sexta-feira, 1 de junho de 2018

Apoio ao Fica Espanhol em Alegrete


Secretária Márcia garante que Espanhol permanece no currículo das escolas do Município


Informações de que o Ensino da Língua Espanhola não mais seria oferecido nas escolas da rede publica provocou manifestações em Alegrete.
Em relação a isso, a Secretária de Educação Márcia Dorneles afirma que nas escolas da Rede Municipal o espanhol está firme e forte. – Já estamos conversando com os professores e vamos ajustar, até porque acredito que ofertar só uma língua estrangeira é muito “pobre”, diferente de outras regiões do RS que tem duas ou três”.
Ela lembrou que somos de área de fronteira e isso deve se fortalecer mais ainda
“Já existe no Rio Grande do Sul um movimento denominado ‘Fica Espanhol’, que pontua o histórico do assunto na legislação, como a lei 11.161/2005, que previa a exigência da oferta ao Ensino Médio, com matrícula facultativa para o aluno, e inclusão da disciplina de forma facultativa aos alunos do quinto ao nono ano”, explica o vereador Paulo Berquó que, também informa que na Assembleia Legislativa, tramita uma proposta de emenda à Constituição do Estado do Rio Grande do Sul de autoria da deputada Juliana Brizola (PDT), que inclui o ensino da língua espanhola como disciplina obrigatória nas escolas de ensino fundamental e médio. A proposta é assinada por 37 deputados de todos os partidos.
– Nosso estado tem posição geográfica peculiar, diferente do resto de um País com extensão territorial continental. Fazemos fronteira com dois países de língua espanhola. E Alegrete, particularmente, é o corredor de entrada de argentinos e uruguaios no nosso País. O conhecimento da Língua Espanhola tem enorme amplitude, além de indiscutível importância social, cultural, política e econômica, defende o  vereador Berquó.
Ele explica que foi procurado por professores de Letras, com habilitação em Espanhol, que estão preocupados com a exclusão da disciplina do currículo, inclusive a SEC já está ministrando Formações em Língua Inglesa, preparando o próximo ano.
O Conselho Municipal de Educação já emitiu Moção de Apoio à emenda constitucional da deputada Juliana Brizola.
 Vera Soares Pedroso
Foto: Mariana Ramos

Fonte: https://alegretetudo.com.br/secretaria-marcia-garante-que-espanhol-permanece-no-curriculo-das-escolas-do-municipio/