segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Primeiro evento de espanhol acontece na região da campanha

Aconteceu, no último dia 24 de outubro, no Instituto Municipal de Belas Artes (IMBA), em Bagé, o Encontro de Professores de Espanhol do Rio Grande do Sul – etapa Bagé. O evento foi uma iniciativa de Curso de Letras  e   do  Diretório Acadêmico do Curso de Letras, com apoio da SESUNIPAMPA, da Direção do campus Bagé  e  da Prefeitura Municipal de Educação, através da Secretaria de Educação.  

É a primeira vez que acontece   um   evento exclusivamente destinado aos profissionais e futuros profissionais da área de espanhol  na região.  A realização de eventos dessa natureza  atende  a  uma demanda criada  pela   recentemente  formada  Comissão Permanente para o Acompanhamento da Implantação do Espanhol no Sistema Educativo Brasileiro (COPESBRA), em que participam professores dos diferentes estados  e  na  qual a professora Valesca Brasil Irala, idealizadora deste evento,  representa  o estado do Rio Grande do Sul.

No evento, contou-se com a presença da  Magnífica Reitora da UNIPAMPA, Profa. Dra. Maria Beatriz Luce, a qual, como membro do Conselho Nacional de Educação, foi a relatora do Parecer número  18/2007   do  CNE,  que    presta   esclarecimentos    sobre   a  implementação da Língua Espanhola  como  obrigatória   no  Ensino  Médio.  Em sua fala, a conselheira  e  reitora  abordou o tema: “Ensino da língua espanhola no Brasil: legislação, normas e políticas atuais”.

Após, deu-se a formação da mesa redonda “Problemáticas atuais no ensino de espanhol no Brasil”, formada pelos professores  Msc. Elton Vergara Nunes (UFPel) e  Msc. Marcus Vinicius Liessem Fontana (UFSM) e pelos acadêmicos  Carolina da Silva Lautenschläger (UFPel) e Maicon Fernandes Vaz de Souza (UNIPAMPA).


A palestra final “Ações político-lingüísticas sobre o ensino de espanhol”  foi realizada pela Profa. Dra. Eliana Rosa Sturza (UFSM), também membro da COPESBRA.  Antes do encerramento, aconteceu um debate bastante produtivo sobre futuras proposições a respeito do ensino de espanhol  na  região. Tais proposições  formarão parte de um documento-síntese produzido pelas relatoras do evento  Ester Dias de Barros  e   Fabiana Soares da Silva, que  será enviado  por e-mail aos participantes.

A professora Valesca avalia que mais eventos dessa natureza deverão ocorrer na região e no estado,  tal como acontecerá em Pelotas (organizado pela UFPel) no próximo dia 29 de outubro, no mesmo formato do ocorrido em Bagé  e  em Santa Maria (organizado pela UFSM), no mês de dezembro, ainda sem data definida.  São essas mobilizações, relata a professora, que efetivamente produzirão discussões em busca de melhorias e alternativas para um ensino de língua espanhola formativo  e qualificado na Educação Básica. 


(Notícia enviada pela Profa. Valesca Irala)



2 comentários:

  1. ...traigo
    sangre
    de
    la
    tarde
    herida
    en
    la
    mano
    y
    una
    vela
    de
    mi
    corazón
    para
    invitarte
    y
    darte
    este
    alma
    que
    viene
    para
    compartir
    contigo
    tu
    bello
    blog
    con
    un
    ramillete
    de
    oro
    y
    claveles
    dentro...


    desde mis
    HORAS ROTAS
    Y AULA DE PAZ


    TE SIGO TU BLOG




    CON saludos de la luna al
    reflejarse en el mar de la
    poesía...


    AFECTUOSAMENTE
    ELE DO RS


    DESEANDOOS UNAS FIESTAS ENTRAÑABLES DE NAVIDAD 2009 ESPERO OS AGRADE EL POST POETIZADO DE CREPUSCULO.

    José
    ramón...

    ResponderExcluir
  2. Muy útil el informe sobre el encuentro de Jaguarão. Qué bueno que hayan podido contar con la presencia de la rectora, sobre todo por lo esclarecedora que debe de haber sido su intervención. Como tengo una idea muy vaga sobre el tema, voy a ver si busco datos sobre la legislación de la enseñanza del español para saciar mi curiosidad. Me parece muy acertada la propuesta de Valesca de hacer más reuniones, es una forma de involucrar en la propuesta del grupo a un número cada vez mayor de profesores y estudiantes de ELE de la región. Además, si hay más reuniones, aumentan mis chances de poder participar en alguna. Abrazos cordiales para todos los colegas que llevan adelante esta tarea de información y de unión de esfuerzos para resistir a una decisión que lesiona la soberanía del país. Clara (FURG)

    ResponderExcluir

Su comentario será publicado tan pronto lo veamos.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.