sábado, 2 de dezembro de 2017

Câmara aprova Projeto de lei de iniciativa popular que oficializou a língua espanhola na rede de ensino


Em ato inédito na história política de Areial um projeto de Lei de iniciativa popular é levado à Câmara de Vereadores. O Projeto de Lei nº 017 apresentado pelo Professor Jair Ibiapino que encabeçou um movimento envolvendo alunos, amigos e parceiros para arrecadar a quantidade devida de assinaturas (5% do eleitorado) para assim levar ao plenário da Câmara projeto de inclusão da língua espanhola na rede municipal de ensino.

A Sessão Ordinária desta segunda (25) contou com as presenças do Prefeito Adelson, Vice Josivan, Professores, Alunos, Secretários municipais e outras pessoas que apóiam a iniciativa e após parecer favorável das Comissões da Câmara, o Presidente Ronaldo colocou o projeto em discussão sendo defendido inicialmente na tribuna pelo Chefe de Gabinete Carlos Henrique, seguido de Diego Sales Secretário Adjunto de Educação e do Professor Huerto Luna.


Jair Ibiapino idealizador do Projeto agradeceu o apoio e falou da importância da língua espanhola e do conhecimento que as pessoas precisam ter em duas línguas estrangeiras sendo as principais Inglês e Espanhol. Contou da experiência da viagem ao México onde de lá surgiu a idéia de incluir oficialmente a língua espanhola no ensino de Areial.

Todos os vereadores falaram da importância desse projeto e elogiaram o ato de partir de uma iniciativa popular. O projeto foi aprovado por unanimidade.

No mundo:

A língua espanhola hoje é considerada a terceira língua mais falada no mundo e não se limita apenas aos falantes de língua materna, que já ultrapassa os 300 milhões de pessoas. Esse número cresce a cada ano pela quantidade de indivíduos que aprendem o idioma como uma língua estrangeira.

O inglês sustenta o primeiro lugar, seguido do mandarim, falado na China, que permanece em segundo lugar devido à quantidade de habitantes deste país, porém o espanhol se destaca no mundo comercial, principalmente na comunidade europeia, onde junto com o inglês são as línguas mais utilizadas. Outro dado interessante é que vem alcançando um número considerável de internautas, sendo atualmente a terceira língua mais utilizada na internet.

Com essa Lei na grade curricular de ensino municipal além da língua inglesa terá a disciplina de língua espanhola.

Confira o projeto de Lei



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Su comentario será publicado tan pronto lo veamos.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.