APROVADA MOÇÃO DE APOIO À PEC QUE TORNA OBRIGATÓRIO O ENSINO DE ESPANHOL NAS ESCOLAS GAÚCHAS
Uma moção de apoio à Proposta de Emenda à Constituição do Estado - PEC 270/2018, que propõe a língua espanhola como disciplina obrigatória nas escolas públicas de ensino fundamental e médio, foi aprovada pelos vereadores canoenses na sessão desta quinta-feira, 10. O documento, apresentado pelo vereador Ivo Fiorotti (PT) e aprovado por unanimidade, expressa o apoio da Câmara Municipal de Canoas à diversidade no ensino de línguas estrangeiras.
Na votação do requerimento, Fiorotti ressaltou que o ensino da língua espanhola já foi obrigatório, mas passou a ser facultativa, após mudanças realizadas na LDB em 2017. Destacou também que se trata da segunda língua mais utilizada na comunicação internacional. “Sabemos a importância do inglês como disciplina obrigatória, mas salientamos a necessidade de haver uma diversidade no ensino de línguas estrangeiras. O aprendizado da língua espanhola contribui para o desenvolvimento social e cultural da população”, diz a moção.
O texto lembra que o Brasil faz fronteira com sete países que têm o espanhol como língua oficial, sendo que o nosso Estado faz divisa com dois deles, o Uruguai e a Argentina. Acrescenta ainda que “dos dez países para os quais o Rio Grande do Sul mais exporta, quatro têm a língua espanhola como idioma oficial”.
(Extraído de https://www.camaracanoas.rs.gov.br/?sec=noticia&id=11481)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Su comentario será publicado tan pronto lo veamos.
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.