quarta-feira, 27 de setembro de 2017

Estudantes do ensino médio de Alagoas estão sem aulas de Espanhol

Após reforma do ensino médio, disciplina foi cortada do currículo escolar; professores foram remanejados para outras funções

Estudantes estão sem aulas da disciplina Espanhol após reforma do ensino médio

Professores da língua espanhola da rede estadual de ensino questionam o Governo de Alagoas sobre a retirada das aulas de Espanhol da grade curricular. Eles alegam que foram prejudicadas com a medida adotada pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc), após o Governo Federal sancionar a lei que obriga as escolas a ofertarem apenas a língua inglesa, durante a reforma do ensino médio.  

A vice-presidente da Associação de Professores de Espanhol do Estado de Alagoas (APEEAL), a professora Eronilma Barbosa, em entrevista à Rádio Maceió, informou que os professores e alunos estão lutando para que a disciplina volte ao currículo escolar do ensino médio. 
De acordo com a professora, no dia 17 de fevereiro de 2017 foi sancionada a Lei 13.415, que revogou a Lei do Espanhol, Lei 11.161, de 05 de agosto de 2005, sancionada pelo Presidente Lula e que favoreceu o ensino da língua espanhola em Alagoas, no Brasil. 
"O ensino da língua espanhola no estado de Alagoas é de extrema importância, assim como em todo o Nordeste. Dados oficiais da Secretaria de Turismo do Estado de Alagoas mostram que 66% dos turistas que chegam ao estado são de origem Hispânica, ou seja, falam Espanhol como língua materna".
A vice-presidente da APEEAL destaca ainda que o problema não afeta apenas os professores e alunos do ensino médio. "Afeta as universidades, o curso de Letras. Para que formar professores de Espanhol se estão tirando da grade curricular. Além disso, outro dado importante é que 71% dos alunos que se preparam para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no Nordeste escolhem o Espanhol como língua estrangeira. Retirando o Espanhol do ensino médio, estamos retirando a porta de entrada dos alunos da escola pública para a universidade". 
A professora Ana Oliveira conta que passou três anos lecionando Espanhol em uma escola do interior do estado. "Eu fui destinada à coordenação de uma escola grande, sem preparação nenhuma. Uma professora com formação em línguas foi colocada para a coordenação da escola". 
O ministro da Educação, Mendonça Filho, durante solenidade no Palácio República dos Palmares na tarde desta quinta-feira (8), afirmou que cabe às secretaria de educação de cada estado ofertar, além da língua inglesa, a língua espanhola como opção do segundo idioma.
"A solução é o encaminhamento sobre esses alunos que estão sem aula de Espanhol deve ser dada pela Secretaria Estadual de Educação. Que a rigor, não há nenhuma proibição de oferta de alguma língua estrangeira. A reforma do Ensino Médio ainda está em processo de implementação e isso depende ainda da viabilização da Base Nacional Comum Curricular que ela está sendo finalizada para ser entregue ao CNE no final deste ano", explicou o ministro da Educação. 

A vice-presidente da APEEAL informou que os professores já tentaram contato com a Seduc diversas vezes, mas nenhum posicionamento foi dado. Os professores organizam uma manifestação para a próxima terça-feira (13), na Assembleia Legislativa de Alagoas. 
(Extraído de: http://gazetaweb.globo.com/portal/noticia/2017/06/estudantes-do-ensino-medio-de-alagoas-estao-sem-aulas-de-espanhol-_34791.php)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Su comentario será publicado tan pronto lo veamos.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.